notícia

02 de Agosto de 2019

CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE TERÁ EXPOSIÇÃO DE MAMÍFEROS DA RESERVA BIOLÓGICA SERRA DOS TOLEDOS

Mestranda fará exposição da fauna existe na Reserva que conta com espécies ameaçadas de extinção

O Congresso Nacional de Meio Ambiente, que se realiza neste ano nos dias 24 a 27 de setembro, no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas, tem também como atração, além das inúmeras palestras e mesas de debates, uma feira sustentável, que conta com empresas e produtos ecológicos e exposições relativas aos temas ambientais.
Este ano, a mestranda Talita de Roma da Universidade Federal de Itajubá e pesquisadora do Laboratório de Educação Ambiental e Sustentabilidade(LEAS), vem apresentar os mamíferos existentes na Reserva Biológica Serra dos Toledos (REBio), uma área de aproximadamente 1.072ha de Mata Atlântica.
A pesquisadora tem como objetivo a divulgação destas espécies e ao mesmo tempo   levar o conhecimento para as pessoas sobre a fauna existente na reserva onde muitos deles estão ameaçados de extinção como a onça parda, lobo guara e o macaco prego. Outro fator é apresentar que os animais silvestres exercem papéis importantes para a manutenção do equilíbrio na natureza, que muitas vezes são desconhecidos pela comunidade.
"Muitos destes mamíferos fazem parte das paisagens naturais do nosso Bioma, e desempenham importantes funções ecológicas em seus habitats que possibilitam a manutenção da vida em seus diversos níveis, evitando o desequilíbrio ecológico" enfatiza a pesquisadora e idealizadora da exposição, Talita Roma.
O controle populacional é outra importante função dos animais silvestres na natureza, pois eles integram uma cadeia alimentar bem organizada, onde os consumidores primários dependem da flora em equilíbrio para sobreviverem, pois são animais herbívoros e servem de alimento para os consumidores secundários (algumas espécies de serpentes, corujas e mamíferos carnívoros de médio porte) que por sua vez são predados pelos consumidores terciários ou os chamados "animais topo de cadeia" representados pelas aves de rapina e mamíferos carnívoros de grande porte como a onça parda.
A exposição estará disponível na Feira do Congresso de Meio Ambiente e tem entrada gratuita para a população. O evento conta também com doação de mudas de plantas e insumos, e outros produtos e serviços sustentáveis. O Congresso Nacional de Meio Ambiente é uma realização da GSC Eventos Especiais em parceria com o IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. Conta com os essencial patrocínio da Alcoa, e os apoios Unique, Poços Net, Construtora Horizonte, Eco GA, Ação Reciclar, Grupo Brasil Verde.
Mais informações: www.meioambientepocos.com.br ou ligue (35) 3697-1551.