Palestrantes 2018

 

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Irene Carniatto

Profª. Drª. Irene Carniatto – UNIOESTE, Cascavel-PR. Pesquisadora e docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável, Coordenadora do Centro Universitário de Estudos, Pesquisas e Extensão de Proteção e Desastre – CEPED UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Gilcean Alves

Biólogo, Mestre em Meio Ambiente e Doutorado na área de Ecologia e Conservação do Meio Ambiente.
Professor efetivo do IFPB dos Campus João Pessoa e Cabedelo PB. Atua na área de Microbiologia Ambiental e Ecologia do semiárido nas Graduações de Biologia e Tecnologia em Gestão Ambiental.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Venia Camelo de Souza

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), mestrado em agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2012), linha de pesquisa, Ecologia Vegetal e Meio ambiente, trabalho de tese intitulado “Invasão Biológica por Sesbania virgata (CAV.) PERS. na Paraíba, Brasil: Biologia reprodutiva, Ecofisiologia de sementes e Estrutura Populacional. Atualmente é professora de Biologia do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros da Universidade Federal da Paraíba/CCHSA, ministrando a disciplina Ciências do Ambiente do Curso de Bacharelado em Agroindústria. Atuando como Coordenadora de Meio Ambiente do CCHSA e a partir de junho de 2018 Vice - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) do CCHSA/UFPB, Bananeiras-PB. Orientação de trabalhos e projetos na área de Educação Ambiental e na linha de pesquisa, Ecologia Vegetal, atualmente desenvolvo projetos com Biologia reprodutiva de Cactáceas nos programas PIBIC, PIVIC e PIBIC-EM.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Polyana Agra

Possui graduação em Engenharia Agronômica (2006), mestrado em Agronomia (2010) pelo Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Agronomia (2014), área de concentração Ecologia vegetal e meio ambiente, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora ( Adjunto 2) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Campus Pombal, Pombal-PB, atuando nos seguintes temas: Invasão biológica, ecofisiologia de sementes, florística e fitossociologia, educação ambiental, impactos ambientais e fruticultura tropical.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Daniela Sudan

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2017). É educadora da Universidade de São Paulo desde 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade socioambiental; sustentabilidade em universidades, gestão compartilhada e minimização de resíduos sólidos; coletivos educadores e formação de educadores/as ambientais. Atuou no Programa USP Recicla, de Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental de 2001 a 2018 e atualmente é educadora do Depto de Educação, Informação e Comunicação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, realizando a supervisão de estágios em disciplinas de Ensino de Biologia.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Suzana Muños

Possui graduação em Biologia - Universidad Nacional de Costa Rica (1988), mestrado em Controle de Qualidade de Alimentos Marinhos pela Universidade de Nagasaki, Japão (1993) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002). Posteriormente, foi bolsista ProDoc/CAPES e Jovem Pesquisador da FAPESP, na Linha de Pesquisa Saúde Ambiental. Em 2006, foi aprovada em primeiro lugar no concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), junto ao Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de Ribeirão Preto, USP, na área de Saúde Ambiental e Parasitologia no âmbito da Saúde Pública, sendo, desde esse ano, responsável pelas disciplinas de Saúde Ambiental, Parasitologia e Integralidade do Cuidado em Saúde II (Módulo Vigilância em Saúde), nos cursos de graduação em Enfermagem da EERP/USP. Considerando sua participação em ensino, pesquisa e extensão, em março de 2010, obteve, em concurso público, o Título de Livre-Docente.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Marcus Vinicius

Marcus Vinicius Ferreira de Moraes, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNIFEOB (São João da Boa Vista). Realizou diversos cursos de extensão na área do Direito. Foi coordenador do 1º e 2º. Congresso Internacional de Direito Ambiental. Coordenador do livro Direito Ambiental “Visto Por Nós Advogados” Editora Del Rei. Atuação incisiva nas áreas de: Direito Civil, Direito Penal, Direito Comercial / Tributário, Direito de Família e Sucessões, Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Nova Lei do Inquilinato, Juizado Especiais Cíveis e Criminais e em especial Direito Ambiental. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil – 25º Subseção de Poços de Caldas/MG. Participou do I Congresso Luso-Brasileiro de Direito Processual Civil na Universidade de Lisboa (Portugal) e da Conferência “Embodied Freedom” do Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em junho de 2018.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Paulo Guilherme

Nasci no Rio de Janeiro, mas nas duas primeiras décadas de vida morei no Rio, São Paulo, Minas Gerais, Recife (na época que era equilibrado e não tinha risco nenhum de ataque) e Manaus. Em Manaus conheci o então magnífico e até hoje lendário Calypso*, capitaneado pelo ícone maior do mergulho Capitão Cousteau! Apertar a mão dele na época só não foi emoção maior do que é lembrar hoje do momento. Quando criança tinha asma num grau muito elevado. Risco de vida mesmo… por causa disso fiz natação por diariamente quando criança mais ou menos dos 4 aos 6, mesmo no inverno de Minas Gerais…. Provavelmente daí veio a intimidade com a água, que acabaria me tornando mergulhador no futuro. Me dedicar a atender da melhor forma possível ao cliente mergulhador e ao aluno sonhador de um curso de mergulho. Ser guia ou instrutor de mergulho significa servir. Sim, pois são serviços que devem ser prestados da melhor forma por um profissional qualificado. Se existe um segredo para o sucesso da minha carreira e prêmios nacionais e internacionais recebidos, é este: saber servir e me dedicar de corpo e alma a isto!

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Ana Paula Pires

Me. Ana Paula Pires Marques: Bacharel em Biologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2013), Mestre em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2016), e atualmente faz o doutorado em Botânica pela mesma instituição federal. Experiência em Botânica, com ênfase em Fisiologia e Anatomia Vegetal, atuando na temática: respostas morfofisiológicas de plantas à estresses ambientais, em especial ao flúor em chuva simulada e ao alumínio presente nos solos ácidos do Cerrado.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Marcia Chame

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1982), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988 e 2007). Atualmente é Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz, pesquisador colaborador da Fundação Museu do Homem Americano, Membro Titular representante do Ministério da Saúde no Conselho Nacional da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente. Coordenadora da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre da FIOCRUZ . Tem experiência na área de Ecologia, Parasitologia, com ênfase em Helmintos de Mamíferos Selvagens, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, parque nacional, conservação,, paleoparasitologia, espécies exóticas invasoras.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Aloisio Calsoni Bozzini

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro (1995); Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro (1996); Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos - FADISC (1999); Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro (1999); Especialização em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP (2014). Doutorando em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2016). Atualmente é professor do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG).

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Valderí de Castro Alcântara

É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor substituto do Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Ana Paula Lemes de Souza

Mestra em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), Pós-graduada em Filosofia do Direito pela Faculdade de Educação Regional Serrana (FUNPAC), Pós-graduada em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva). É advogada, escritora, roteirista e pesquisadora. Membro integrante do Grupo de Pesquisa Margens do Direito. Estágio de Docência na disciplina de Sociologia Jurídica, na FDSM (2016) e Monitora na disciplina de Direito Processual Penal I, na Fadiva (2011). Premiada pela FADIVA com diploma de Honra ao Mérito nos anos 2010, 2011, 2012 e 2013, como Aluna que Brilha, desde a primeira edição do evento. Tem especial interesse acadêmico na área da Teoria do Direito.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Maria Teresa Mariano

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professora assistente IV e Coordenadora do curso de pós-graduação Lato Sensu Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas. Tem experiência na área ambiental com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: política ambiental e seus instrumentos (avaliação de impacto ambiental, unidades de conservação, etc.), gestão de recursos hídricos, gestão ambiental empresarial e gestão sustentável de cidade. 

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Claudiomir da Silva dos Santos

Possui graduação em Ciências Agrarias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999), Doutorado em Promoção da saude pela Universidade de Franca - UNIFRAN (2018), Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), pós graduado em Sistema de Gestão Ambiental, Educação para o Campo e Educação Ambiental. Fui professor de graduação e pos graduaçaõ pela UVA e UECE - Ce. Atuo em Fitotecnia e Ciências Ambientais, com vários trabalhos publicados nestas áreas do conhecimento. Fui professor da UNINCOR e FACICA, nos cursos de agronomia, gestao ambiental biologia e quimica. Em 2008 assumi o cargo de professor do IFSULDEMINAS, Campus de Muzambinho em regime de DE, atuando nos cursos Técnicos de Agropecuária.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Paulo Sérgio Lucio

Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), Mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e Doutorado em Geofísica pelo "Institut de Physique du Globe de Paris" (1996). Pós-Doutorado no Instituto Superior Técnico de Lisboa (2001), no Centro de Geofísica da Universidade de Évora (2002-2005) e no "Laboratoire d'Océanographie et du Climat, Expérimentation et Approches Numériques" (LOCEAN) na França (2011/2012). Professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (1991-2002). Assessor-Técnico (colaborador sênior) do Instituto Nacional de Meteorologia (2006). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Helton Nonato de Souza

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Environmental Sciences - Wageningen University and Research Center (2011). Atualmente é professor EBBT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Agroecologia e Áreas Protegidas, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sustentabilidade, manejo e conservação do solo, biodiversidade, serviços ambientais, metodologias participativas e sistemas agroflorestais.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Werner Grau Neto

Formado em Direito pela USP. Especialista em Direito Ambiental (2003), Mestre em Direito Ambiental Internacional (2006) e Doutor em Direito Tributário Ambiental (2012) pela USP. Graduado pela Fundação Instituto de Administração no curso Responsabilidade Social no Terceiro Setor, em 2007. Autor de “O Protocolo de Quioto e o MDL - Uma Análise Crítica do Instituto”, editora Fiúza, 2007. Membro da Sub-Comissão de Mudança do Clima da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados - OAB/SP.  Coordenador do GT de Defesa Animal e Saúde Pública da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP. Consultor do FUNBIO, do GTZ e do Banco Mundial. Presidente do Conselho Consultivo da The Nature Conservancy – TNC no Brasil, para o biênio 2010/2011 e 2012/2013. Vice-Presidente do Conselho Consultivo da The Nature Conservancy – TNC no Brasil, para o biênio 2014/2015. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – IDESAM. Consultor do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. – Diretor de Relações Institucionais da UBAA (União Brasileira da Advocacia Ambiental). Sócio em Pinheiro Neto Advogados, dedicado à área ambiental, com concentração em sustentabilidade e mudança do clima.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Tatiana Tozzi Martins Souza Rodrigues

GPossui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2002) e mestrado e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa com período sanduíche na University of British Columbia, Vancouver, Canadá (2009). Sou docente no IFNMG Campus Januária e minha atuação não pesquisa envolve o estudo de microrganismos endofíticos associados à espécies vegetais do cerrado, mata seca e cultivadas. Caracterização biológica de endofíticos para uso em controle biológico de fitopatógenos, potencial enzimático e promoção de crescimento em plantas. Trabalho com medidas de manejo integrado de doenças com destaque para controle biológico e cultural. Atuo em parceria em estudos sobre desempenho de plantas fertilizadas com pó de rocha silicatada no que diz respeito a comportamento de resistência a doenças e aspectos produtivos.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Shirleyde Alves dos Santos

PFarmacêutica(1993) e Bioquímica(1999), pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Microbiologia e Parasitologia (2000), pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Saúde Pública (2003), pela Universidade Federal do Ceará. Habilitação para lecionar nas áreas de Biologia e Química (2006), pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pela Universidade Estadual da Paraíba. Foi professora substituta nos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, de 2003 até 2007, onde desenvolveu trabalhos relacionados à "Educação e Saúde". Fez parte do quadro de instrutores do Programa Estadual de Dst/aids da Paraíba; e do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), criado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, até o início de 2008.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Ricardo Costa Rodrigues

Biólogo, Mestre em Zoologia, Doutor em Zootecnia - Área de Nutrição e Produção e Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP-Botucatu-SP, com Pós-Doutorado na Unicamp - Departamento de Química Analítica (Instituto de Química) na área de tipificação de méis. Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Consultor Técnico da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e de Produtos Apícolas - Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento -MAPA, Coordenador das Comissões de Estudo Especial da Cadeia Apícola  (ABNT-CEE-087) e da Meliponicultura (ABNT-CEE-227) junto a Associação Brasileira de Normas Técnicas, Presidente da Câmara Setorial dos Produtos Apícolas – Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP e Presidente da Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo - AMESAMPA.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

José Truda Palazzo Jr.

É consultor em Meio Ambiente e escritor, com 14 livros e mais de três dezenas de artigos científicos e populares publicados sobre temas relacionados à gestão ambiental. Foi Coordenador-Geral da Secretaria de Meio Ambiente da Presidência da República (hoje Ministério do Meio Ambiente) e coordenou a realização de estudos e projetos ambientais em diversos países da América Latina e do Pacífico, tendo integrado delegações de governo do Brasil e do Uruguai a reuniões de diversos  tratados ambientais internacionais. Fundou em 1982 juntamente com o Almirante Ibsen de Gusmão Câmara o Projeto Baleia Franca, que supervisionou a recuperação dessa espécie criticamente ameaçada no Brasil, e coordenou a criação de diversas áreas naturais protegidas.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

José Emílio Zanzirolani

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora(1994), graduação em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases(1990), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa(1997) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa(2001).
Atualmente é Prof. Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Tem experiência na área de Genética. Atuando principalmente nos seguintes temas:Bidens pilosa, Plantas medicinais, anatomia, isozimas, altitude e plasticidade fenotípica.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Joziana Muniz de Paiva

Bióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Ciências pelo Departamento de Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Pós-doutorados em Imunoparasitologia também pela UFMG (2006 e 2007). Professora Adjunta IV na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (INEP/MEC). Líder do Grupo de Biologia Parasitária da UFLA (CNPq) e Pesquisadora do grupo de Helmintologia do Departamento de Parasitologia da UFMG (CNPq). Co-autora do livro Parasitologia Dinâmica (Atheneu). Tutora do PETI Biologia Parasitária. Foi Coordenadoria de Prevenção de Endemias da UFLA, membro da Câmara de Assessoramento (CBB) da Fapemig, Chefe do Departamento de Ciências da Saúde e Coordenadora do Curso de Medicina da UFLA. Atualmente é Chefe de Gabinete da Reitoria/UFLA e Idealizadora e Presidente dos I, II, II e IV Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas. Atua na área de doenças negligenciadas com ênfase no estudo das leishmanioses.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Ricardo Aguilar Galeno

Engenheiro Florestal formado pela Universidade Federal de Viçosa em 1992, com especialização em Manejo e Gestão de Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras em 2006 e Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas em 2015. Atualmente trabalha para a The Nature Conservancy do Brasil – TCN no projeto Coalizão Cidades pela Água e Plano de Conservação da Mantiqueira. Já atuou: Junto ao Ministério do Meio Ambiente e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) como especialista em pagamento por serviços ambientais – PSA. Junto ao Ministério do Meio Ambiente nas discussões relativas ao Projeto de Lei sobre Pagamento de Serviços Ambientais, Mudanças Climáticas, Adequação Ambiental de Propriedades Rurais e Programa Mais Ambiente. Consultor para a GFA Consulting Group GmbH através do Projeto Corredores Ecológicos para Elaboração de Roteiros Operacionais das Bases Ambientais Integrantes do SISPROT. Consultor e responsável técnico do Viveiro Candeias Ltda, localizado em Cachoeira do Campo/ MG. Coordenador Técnico do Programa de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais – Promata/MG (Projeto de cooperação financeira entre o governo de Minas Gerais através da SEMAD/IEF e o governo Alemão através do KfW). Consultor da Gitec Consult GmbH através do Projeto PPMA/RJ para diagnóstico, análise, ajuste, padronização, proposição de sistema de fiscalização ambiental e melhoria da atividade de fiscalização ambiental do IEF/RJ Coordenador Técnico dos Estudos Estratégicos para definição de diretrizes e políticas públicas para favorecer o manejo florestal na Amazônia) do Programa de Apoio ao Manejo Florestal Sustentável na Amazônia-ProManejo. Assessor Técnico da Diretoria do Programa Nacional de Florestas –PNF, lotado na Gerência de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas no Ministério do Meio Ambiente - MMA. Coordenador de Controle e Fiscalização da Diretoria de Monitoramento e Controle do Instituto Estadual de Florestas – IEF/ MG.

Free HTML5 Templates by gettemplates.co

Taís Arthur Correa

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Tem experiência na área de Química, com ênfase de Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química e síntese orgânica.