notícia

15 de Junho de 2018.

CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE PROMOVERÁ VISITAS TÉCNICAS DURANTE A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

"Evento oferece para os congressistas visitas técnicas em vários lugares da cidade"

O Congresso Nacional de Meio Ambiente, que este ano completa 15 anos, acontecerá nos dias 25 a 28 de setembro, no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas, promoverá uma programação paralela com visitas técnicas monitoradas para os congressistas do evento.
O evento fechou parceria com três locais para promover essas visitas: Zoo das Aves, Jardim Botânico de Poços de Caldas e Fazenda Irarema - plantação e produção do azeite eleito como o melhor do mundo. As vistas acontecerão durante a programação do Congresso e os participantes terão todas as informações técnicas de cada lugar.
O Zoo das Aves é um empreendimento que pretende aliar educação e preservação ambiental ao entretenimento sustentável. Dá-se assim, continuidade no trabalho desenvolvido durante décadas pelo empreendedor Moacyr de Carvalho Dias, o qual destinou parte de sua longa e frutífera existência a preservação de aves raras ou ameaçadas de extinção, através do "Criadouro de Aves de Poços de Caldas". Hoje, todo projetado de forma que os visitantes façam uma imersão e tenha contato com as 2 mil aves de 200 espécies diferentes, o Zoo das Aves promete uma experiência de cor, som e amor à natureza. (www.zoodasaves.com.br) A vista do Congresso ao Zoo das Aves será no dia 27 de setembro às 9 horas e as inscrições deverão ser feitas pelo email: coordenacao@gsceventos.com.br
O Jardim Botânico de Poços de Caldas é um espaço destinado ao desenvolvimento de conservação, e educação ambiental sobre a flora do Planalto de Poços de Caldas. Entre os trabalhos desenvolvidos em campo e no laboratório, técnicas que visam a conservação e preservação de espécies nativas são empregadas. Em Janeiro de 2017 uma nova vertente começou a ser trabalhada na FJBPC, a qual possibilitou por meio de pesquisas em literatura e também praticas, a criação e desenvolvimento do Projeto de Etnobotânica denominado “Pariparoba”, onde são integradas as propriedades e funções para espécies vegetais diversas, quanto ao uso místico, religioso, medicinal, culinário e artístico, por meio do  resgate cultural da região. (www.jardimbotanico.pocosdecaldas.mg.gov.br) A vista do Congresso ao Jardim Botânico será no dia 27 de setembro às 14 horas e as inscrições deverão ser feitas pelo email: coordenacao@gsceventos.com.br.
A Fazenda Irarema, produtora do azeite Irarema, que foi eleito o melhor azeite do mundo num Concurso realizado nos EUA, na categoria Blend (mistura vários tipos de azeitona para dar o sabor especial ao produto). A Fazenda tem mais de 20 mil pés de oliveiras, de sete tipos de azeitonas diferentes. Os produtores acreditam que um dos segredos para o azeite ser tão especial é porque logo depois de colhidas, as azeitonas são beneficiadas para a produção de azeite. Tudo em menos de 12 horas. A visita consiste em ir desde a plantação, o conhecimentos das diferentes espécies até as etapas de produção e engarrafamento. (www.facebook.com/fazendairarema/). A visita na Fazenda Irarema será dia 26 de setembro as 9 horas e as inscrições deverão ser feitas pelo email coordenacao@gsceventos.com.br.
O Congresso Nacional de Meio Ambiente completa neste ano 15 anos de realização e promoverá uma programação especial que conta, alem dessas visitas técnicas, palestras, debates, minicursos e uma programação especial para as escolas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento: www.meioambientepocos.com.br. Mais informações: 35.3697-1551, GSC Eventos Especiais.

Visita Técnica à Fazenda Irarema.

Visita Técnica ao Jardim Botânico de Poços de Caldas.

Visita Técnica ao Zoo das Aves.