“As águas são um retrato dos solos por onde passam e algumas vezes brotam de regiões extremamente profundas e de regiões de origens vulcânicas. Arrastam com elas uma infinidade de substâncias”.
Assim é o solo de Poços de Caldas, cidade turística, conhecida mundialmente por suas belezas naturais e sobretudo, pela força das suas águas curativas. Com o objetivo de resgatar um dos seus maiores patrimônios naturais – as águas minerais e termais, Poços de Caldas preparou o “1o. Simpósio de Hidrologia Médica e Águas Termais de Poços de Caldas“, que visou reviver, - assim como sua força vulcânica do fundo de suas entranhas - este pulsante mineral, um dos maiores bens da humanidade atual – águas.
Com este intuito, se encontraram na cidade alguns dos maiores especialistas nesta área, além de profissionais e estudantes ligados ao setor.
Além de palestras brilhantes também recebemos artigos científicos de altíssimo nível valorizando ainda mais os debates sobre o tema.
A organização dos Anais do CNMA de Poços de Caldas é de responsabilidade da Comissão Técnica Organizadora do evento. Os artigos que integram os volumes dos Anais são de inteira responsabilidade de seus autores, no que diz respeito ao conteúdo, à revisão e à formatação, não cabendo portanto, responsabilidades à comissão organizadora e ao Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Muzambinho.